3 é 5
A fotógrafa Dani Tranchesi sempre teve interesse por registrar os mercados e feiras livres em suas incursões internacionais e pelo Brasil. Fascinada pela diversidade de pessoas, coisas, comidas e pelo movimento caótico e frenético das feiras, ela não parou mais de fotografar esses locais.
Depois do projeto do livro e exposição Lindo Sonho Delirante – fotografias do centro de São Paulo, Ilha de Marajó e Belém, no Pará, que Dani Tranchesi desenvolveu com a curadoria e textos de Diógenes Moura –, seus planos eram viajar pelo país e realizar sua segunda parceria com Moura, mas a pandemia de Covid-19 inviabilizou o projeto.
Como as feiras livres eram uns dos poucos lugares que não pararam de funcionar naquele momento, aliado ao fascínio que a fotógrafa nutria pelo tema, o projeto do livro 3 é 5 naturalmente se impôs para ela, novamente em parceria com o escritor e curador Diógenes Moura. “A feira livre vem desse registro de garra, de migrantes do Brasil inteiro que chegam para trabalhar em São Paulo. Elas têm essa atmosfera alegre, apesar das dificuldades do ofício e da pandemia da Covid-19”, conta Dani Tranchesi.
Em 95 imagens, 3 é 5 não somente documenta a montagem e desmontagem de uma feira livre (Dani e uma pequena equipe registraram quatro feiras em São Paulo durante o ano de 2020), seus personagens, feirantes e fregueses, e a movimentação frenética e caótica. Mas, sobretudo, revela o seu espetáculo lúdico e evidencia seus trabalhadores (os feirantes), dando-lhes nome e sobrenome.
Além das fotografias e textos, o livro conta com um QR code que remete ao curta metragem homônimo de Pedro Castelo Branco.
Tour virtual da Exposição ocorrida no Estúdio 41 em Agosto 2021. Clique aqui
Esteve em cartaz do dia 2 de Fevereiro a 2 de Março de 2022 na Galeria Nara Roesler, no Rio de Janeiro.